Criando um bom ambiente para os voluntários

09/08/2014 at 10:00 2 comentários

Uma das melhores partes de ser voluntariado no ministério de crianças alem de conduzi-as Cristo é o relacionamentos. Voluntarios do ministério das crianças  se reunem, com os melhores contadores de histórias, lideres de pequeno grupo e equipe técnica. Eles trazem suas personalidades para essas crianças a cada semana. Eles não só são ótimos no que fazem, mas eles são ótimas pessoas. Se sentir parte de uma equipe é algo importante para o voluntário.

A formação da equipe que não acontece durante a noite, e isso não pode acontecer em eventos esporádicos ao longo do ano. Eventos são importantes, mas, mais ainda, é o ambiente que você cria para seus voluntários durante o domingo que conta. Aqui estão cinco passos para você começar a criar um bom ambiente para os voluntários:

Criar um espaço físico que é só para os voluntários.

Encontre uma sala, um armário,  ou mesmo um mural “só para os voluntários” no ministério criamos criamos um mural onde chamamos de mural dos voluntários. Decore o espaço de uma forma que a visão esteja clara lá com cartazes, descrições de trabalho , ou decorações da festa. E certifique-se há muita comida e  café e/ou outras bebidas com cafeína para manter seus voluntários energizados.

Possibilite que suas equipes cheguem cedo.

Muitas vezes costumo chegar pelo menos três horas mais cedo para me preparar, assim posso ter uma reunião com a equipe  antes que o ambiente esteja oficialmente aberto para as crianças chegarem. Parece que é pedir muito de um voluntário, mas ter tempo de sobra para treinar falas sem correrias e poder me reunir com eles antes da programação é uma ótima forma de me conectar com eles.

Esteja no horario.

Comece na hora, e mantenha o cronograma. Se as primeiras coisas estão atrasadas, o resto vai ficar para trás também. Se você for organizado no preparo, os voluntários terão tempo para treinar as falas, passar por cima de mudanças de última hora, ou aprender esses novos movimentos para as canções e também terão tempo para conversar.

Dê espaço para respirar para as equipes.

Uma das parte mais divertida de servir é poder  conversar com pessoas fantásticas. Quando você permite um espaço em sua agenda, você não só cresce como equipe , mas o mais importante, você cria comunidade: as pessoas riem, e oram uns pelos outros. Eles não vão necessariamente se tornam melhores amigos, mas eles pelo menos saberão que alguém está torcendo por eles enquanto eles servem as crianças juntos.

Check e passe tempo juntos.

Após a programação, passe por cada uma das equipes e explique como tudo correu. Mantenha a visão clara e crie uma conversa. Faça isso durante o tempo livre, como parte de uma conversa ao invés de um e-mail formal durante a semana. Peça feedback a seus voluntários. A maioria deles vai oferecer ótimas sugestões de como você pode ter o seu ministério melhor. Quando você ouve seus voluntários, eles se sentem importantes e parte da equipe.

E quanto a você? Quais são suas idéias para construir sua equipe? Compartilhe abaixo!

Anúncios

Entry filed under: Dicas, Estilo de Vida, Idéias, Liderança, Ministério de Crianças, Programação e Ensino, Voluntáriado. Tags: , , , , , , , .

Coisas que um Líder de Ministério de Crianças deveria fazer todos os dias… pt5 O ministério de Crianças e a Geração Z

2 Comentários Add your own

  • 1. Gabriel  |  09/10/2014 às 0:56

    entao Irmao só quero agradecer a você realmente pelo blog,ele tem me ajudado muito… ja sou voluntario servindo as crianças mais meu sonho é me envolver ainda mais e me dedicar plenamente ao ministerio com as crianças. Você nos mostrou ideias claras que nos ajudam muito estive visitando outros blogs sobre ministerio infantil mais infelizmente alguns irmao se perderam em só entreter as crianças e não realmente gastar tempo e investir nelas.. agradeço muito a vc. abç Gabriel..

    Responder
    • 2. ederbizutti  |  09/10/2014 às 9:51

      Gabriel, muito obrigado pelo comentario, é bom saber que dentro do nosso pais temos pessoas apaixonadas pelo que fazem na missão de falar a palavra de Deus para as crianças. Fico muito feliz em saber que o blog esta sendo util!
      Deus continue te abençoando e fique a vontade para perguntar. 🙂
      Abraços fica na paz.

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Click em follow this blog e receba notificações e novidades diretamente no seu e-mail.

Junte-se a 89 outros seguidores

Categorias

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jun   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: