Razões para não ensinar [apenas] as crianças

13/07/2012 at 23:19 2 comentários

Como lider de ministério de crianças, eu amo crianças! Espero que você tambem. Eu amo vê-las conhecer as Escrituras e os princípios que estamos tentando comunicar a elas de “Jesus quer seu amigo para sempre”, ou “Eu posso confiar em Deus não importa o que”. Eu amo ensinar a elas esses princípios.

Porem durante esta semana estive pensando – Eu não deveria apenas ensinar esses princípios, ou pelo menos não durante todas as semanas. Eis aqui o porque…

Estes são algumas coisas que muitas vezes passam desapercebidas aos lideres do ministério. Acredite se quiser passei por isso tambem…

Bem, o que quero dizer não tem nada a ver com a maneira que você ensina, tem a ver com liderança. O que quero dizer é, apenas não se comprometem com uma única sala ou atividade durante um longo periodo.

Eis o porquê:

1. O seu papel é principalmente por incrível que pareça são os adultos, não as crianças . Seu papel deve ser principalmente sobre a conexão com as pessoas, os líderes, voluntários e pais. E quanto maior a igreja, mais isso se torna imperativo. Na minha opinião, cerca de 85% ou mais do seu tempo deve ser gasto em comunicar com os adultos.

2. Seu papel é de equipar outros. Como líderes da igreja, Efésios 4:12 é muito claro sobre o que o nosso trabalho é  equipar outros para fazer o trabalho do ministério. Se você está assumindo o papel de ensino todas as semana, onde fica a outra parte? a de equipar os voluntarios?

3. O seu papel é conduzir. Se eu me prender durante um longo periodo de tempo a um unico serviço ou atividade no fim de semana (e em muitos casos que eu vi lideres das crianças amarrados no ensino durante todo o tempo de serviço), isso limita a minha capacidade de liderar de forma eficaz quando deveria fazer coisas como resolver problemas , fazer conexões necessárias, avaliar o ministério , etc, simplesmente não pode acontecer muito bem.

O que eu recomendo aos lideres de ministério de crianças, quando se trata de ensino, é rodar por todas as áreas do seu ministério. Cada igreja é diferente quando se trata de programação, mas estar em todas as áreas diferentes pelo menos uma vez por trimestre permite a você liberdade para fazer as 3 coisas mencionadas acima. E tambem lhe dá também um outro benefício muito importante – estar na frente de todas as crianças, e não apenas um grupo etário único.

 

 

Entry filed under: Liderança, Ministério de Crianças, Programação e Ensino, Voluntáriado. Tags: , , , , , , .

Coisas que um professor de crianças pré-escolar precisa saber O Ministerio Crianças_por Helena Tanure

2 Comentários Add your own

  • 1. MINISTERIO INFANTIL  |  13/08/2012 às 11:14

    Amei esse artigo porque dentre outras coisas, é muito o que eu penso a respeito do Ministério com Crianças!!! Deus te abençoe sempre!

    Responder
    • 2. ederbizutti  |  13/08/2012 às 11:24

      Obrigado pelo comentario. Deus abençoe você e seu ministério.
      Nos vemos no proximo post em breve!

      Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Click em follow this blog e receba notificações e novidades diretamente no seu e-mail.

Junte-se a 90 outros seguidores

Categorias

julho 2012
S T Q Q S S D
« jun   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

