Ambiente do Ministério de Crianças

17/02/2012 at 23:12 Deixe um comentário

Recentemente estive googando sobre ministério de crianças e seus espaços criativos.
Para quem não sabe durante a semana trabalho com projetos de arquitetura. Sim sou arquiteto como segunda profissão afinal comecei no ministério antes de se tornar um arquiteto.

Aqui tenho 5 dicas para ajudar a manter um ambiente legal do ministério de crianças.

1- evite poluir seu espaço com muitos cartazes.
Toda aula provavelmente você deve ter uma historia ou um pano de fundo… evite confundir as crianças sobre o que você vai falar. Exemplo quando você vai a uma lanchonete você encontra cartazes de lanches se você vai a uma cafeteria você encontra cartazes de café em um posto de gasolina você encontra fotos de carros e seus derivados. Use esta regra, mantenha simples e claro o que você vai apresentar. Isso mantem o clima de espectativa sobre o que sera falado naquele dia.

2. Falando em cartazes aqui vai uma dica valiosa CARTOLINA COR DE HOSPITAL… cai fora.. Ja ouviu falar em colorset ou colorplus…useas ao inves de cores de hospitais (azul piscina, verde hospital ou amarelo triste) cai fora destas e use cores vivas vermelho vivo, azul que é azul. Quando for fazer cartazes nada de usar letra de reguinha… use fontes divertidas e coloridas o microsoft word ou outros como Pages (mac) possuem uma biblioteca pronta bem legal, varie os tamanhos e estilos.

3- Cores das paredes nada de hospital afinal as crianças devem se sentir confortáveis e motivadas. Azul bebe vai fazer com que sua classe seja desanimada (use o bom senso e nao pinte todas as parede com cores tão fortes!) use alguns tons neutros como baunilha e adicione cor nos murais e no cenario.

4- Temas dentro da sala… de verdade eu ja vi de tudo desde um grande barco ate um simples palco preto. Cuidado com os cenarios, em demasiado eles podem dar a impressão de que o espaço é um parquinho ao inves de um lugar “legal”. Muitos lideres dizem que é pra chamar a atenção das crianças … mas tenta tirar uma criança do barquinho (parquinho) para contar uma historia biblica…
Utilize grandes cenarios no acesso as salas do ministério e na recepção. Procure empresas que criam cenários ou coloque displays (cenários com profundidade e altura) ou crie os seus a partir de papel marche ou material reciclado, afinal isso costuma sair caro.

5 – Evite colar figuras de personagens nas parede. Gosto de Smilinguido, mig meg entre outros mas, você não esta numa loja de brinquedos querendo que as crianças comprem estes personagem. Use as figuras a favor da sala. Uma dica para não deixar as paredes em branco é escrever versículos nas paredes ou partes deles ou colocar quadros grandes com dimensão 50x 120 com cenas bíblicas de bíblicas infantis coloridas de acordo com a faixa etária.

como é o ambiente do seu ministério de crianças?

Anúncios

Entry filed under: Design, Dicas, Idéias, Ministério de Crianças, Voluntáriado. Tags: , , , , , , , .

Como você tem se capacitado? Dicas de Biblias para crianças…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Click em follow this blog e receba notificações e novidades diretamente no seu e-mail.

Junte-se a 89 outros seguidores

Categorias

fevereiro 2012
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829  

%d blogueiros gostam disto: