Se preparando para comunicar com as Crianças

05/01/2011 at 14:37 2 comentários

De vez em quando eu tenho a oportunidade de contar a história da Bíblia para as crianças no Ministério. Eu gosto muito disso!

Enquanto eu ensaio com diferentes voluntários, eu posso ver que todos tem uma maneira diferente de se preparar. Alguns métodos funcionam melhor do que outros e algumas pessoas estão mais preparados do que outras.

Eu odeio quando um comunicador não está preparado. Afinal é uma oportunidade desperdiçada. Se você se comunica com as crianças, dê o seu melhor! Esteja preparado. A mensagem é importante demais para você simplesmente improvisar!

  • Normalmente os voluntários recebem o roteiro no início da semana ou no final da aula anterior  (caso você não receba ou não envia o roteiro aos voluntários fica mais apertado e dificil a tarefa de se preparar). Leia-o até obter um bom senso do o que você vai fazer e quão difícil será decorar ou se preparar. Isso permite saber quanto tempo de preparação você precisa para se programar para a semana.
  • Dois ou três dias antes do domingo, leia o roteiro várias vezes , crie um ritmo, use de adereços, e faça as transições. Pratique como você quer apresentar.Ensaie!
  • No dia anterior, comece a memorização de verdade. Escreva a linha de fundo (frase importante ou um versiculo) no topo de um pedaço de papel e depois escreva frases simples que ajudem a quebrar o roteiro em segmentos faça as transições. Isto é mais fácil pois ajuda a memorizar o roteiro como um todo. As frases são gatilhos que podem ajudar a mapear para onde você esta indo com a história e conhecer melhor o que você precisa memorizar.
  • Chegue cedo e pratique no palco com os adereços. Você começara a sentir quando deve usar ou segurar os adereços ou por onde  você deve entrar ou onde você vai ficar de pé. Pratique várias vezes, sem o roteiro.
  • Continue praticando até ser algo natural.
  • Por ultimo e não menos importante ORE e se prepare espiritualmente. Muitas vezes os voluntários decoram o roteiro inteiro,  mas não dedicam a sua vida espiritual. Lideres influencie e incentive os voluntários a ter um bom devocional e uma vida espiritual que mostre crescimento.

Não há nada mais frustrante do que saber que nós desperdiçamos uma oportunidade para transmitir uma mensagem clara e atraente para as criançass. Ninguém faz um trabalho perfeito, mas a preparação vai conduzir você a um longo caminho para criar uma excelente experiência.

Anúncios

Entry filed under: Ministério de Crianças, Programação e Ensino, Voluntáriado.

Vem Por ai… Hillsong Kids para menores Legado x Lenda

2 Comentários Add your own

  • 1. brunellabrum  |  11/01/2011 às 0:33

    muito bom seu artigo! Tenho acompanhado o seu blog há alguns meses. Sabe o que é mais interessante em tudo isto que você falou sobre preparação? As crianças sabem quando não estamos preparados. E elas se sentem decepcionadas, porque acreditam que se não nos preparamos é porque nem elas, nem o que estamos fazendo tem importância, e aí elas simplesmente desistem. É preocupante!
    Eu criei um blog onde tenho compartilhado minhas experiências, gostaria muito de uma visita sua e até quem sabe, se pudesse me indicar seria um prazer. O blog é http://acrianca.worpress.com

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Click em follow this blog e receba notificações e novidades diretamente no seu e-mail.

Junte-se a 89 outros seguidores

Categorias

janeiro 2011
S T Q Q S S D
« out   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d blogueiros gostam disto: