Criando Treinamento no Ministério Infantil – Parte 2

03/08/2009 at 11:40 3 comentários

No post anterior  dei algumas dicas de como se preparar para fazer um grande treinamento no ministério de sua igreja. Agora vamos avançar com as ideias…continue lendo

Quanto à apresentação, seja dinâmico e criativo, lembre-se se for apenas falar durante o treinamento grave-o e dê por CD ou envie e-mails aos voluntários. Sinceramente alguns treinamentos exigem que você fale mais, pois esta passando informações valiosas, mas não deixe que isso mate o treinamento faça um formato de treinamento mais dinâmico. Se você os chamou aqui troque informações durante o treinamento isto agrega mais valor à presença deles e ao conteúdo abordado. Pergunte durante a apresentação o que eles acham do assunto, se possuem idéias para melhorar o que esta apresentando. Crie espaços para apresentar trechos de filmes, musicas vídeos e fazer dinâmicas de grupo. Ações contam mais que palavras. Quando for apresentar um treinamento veja os recursos de suporte, ex. O ministério possui projetor multimídia? DVD, caixas de som etc. Não há nada pior que preparar uma apresentação em PowerPoint e não ter o recurso para apresentar. Caso o ministério não possua projetor utilize de retroprojetor ou TV.
Lembre-se você estará apresentando para um grupo de lideres que trabalha com crianças então deixe guardado o terno e a gravata, use um jeans e uma camiseta colorida de preferência com algum desenho ou frase bíblica! Isto vai te ajudar a quebrar o clima gelado! Certa vez participei de um treinamento para lideres de crianças e o preletor utilizava terno e gravata, vai por mim o clima da apresentação foi de uma reunião de empresas…

De alguns prêmios durante o treinamento, premie aqueles que leram versículos ou quem se saiu bem no treinamento com um chocolate BIS® por exemplo. Lembre-se um treinamento deve ter experiência para valer a pena à presença dos voluntários. Sem experiência podiam ficar nas suas casas lendo um informativo ou ouvindo uma gravação.

Crie momentos em que os voluntários vão trocar experiências entre eles. Dividindo-os em grupo. Mas lembre-se quanto maior o grupo maior o tempo para se relacionarem e comunicarem entre si.

Outra coisa bem bacana é adicionar musica enquanto os voluntários pensam ou trocam informações, isto ajuda a eles se comunicarem melhor.

Planeje e Providencie um intervalo isto ajuda a refrescar a cabeça. Nesta hora é interessante fazer um lanchinho. Isto abre o leque para mais algumas dicas bem úteis. Se você esta propondo um treinamento de apenas 1h ou 1:30h acredite um coffee-Break com bolachas café, refrigerante e sucos já de conta do recado. Mas se você esta propondo um treinamento de 2 a 3 horas aumente a consistência do coffee-break e adicione pães, salgadinhos e refrigerante. Agora se você está propondo um treinamento de meio período 4-5 horas alem de um coffee-break simples adicione a refeição. Vai por mim não deixe voluntários passarem fome, isto caba com o treinamento.

Como você tem feito treinamento em seu ministério? Deixe-nos saber…

Anúncios

Entry filed under: Idéias, Liderança, Ministério de Crianças, Voluntáriado. Tags: , , , , , , .

Dicas de Treinamento no Ministério Infantil – Parte 1 Ideias que não faltam…Dia das crianças

3 Comentários Add your own

  • 1. Vanessa  |  18/05/2010 às 20:56

    Olá, gostei das suas dicas.
    Estou no último ano de pedagogia, sempre trabalhei no ministério infantil, e agora eu iniciei um projeto em uma pequena igreja em um local mais carente. Começarei a partir desse sábado, a orientar um pequeno grupo para formar o ministério infantil. Terei de ajudá-los no ABC do esquema… Estou um pouco temerosa, confesso, e procurando algo para me dar mais suporte em minhas ideias, achei seu blog.
    É tanta coisa para se passar e ensinar, confesso que é difícil definirpor onde exatamente começar…
    Nesta igreja tudo está zerado…não há sala na EBD para as crianças, a única coisa que há éo grupo que ensaia e canta noscultos…apenas isso. E ainda as músicas não são apropriadas…. Peço oração e se tiver mais dicas gostaria de receber…fik com Deus

    Responder
    • 2. ederbizutti  |  19/05/2010 às 0:28

      Que bom Vanessa que as dicas estão sendo úteis. Ficarei muito feliz em postar novas dicas e saber que estou ajudando… é muito bom saber que alguém as lê… (as vezes tenho a impressão de que ninguém se interesse, ou eu é que estou alienado, rsrsrsr)Bem, sempre que possível envie comentários eles serão muito bem vindos.
      Também comecei o ministério a pouco tempo faremos 4 anos e setembro, tenho aprendido muito, não fique receosa de começar as coisas do zero. Tbm comecei assim, e aprendi muito. Pense como uma visionaria!

      conduzindo crianças a Cristo,

      Responder
  • 3. Dr Marcelo Quirino  |  02/05/2011 às 11:54

    Olá,

    Gostei do site. Sou Psicólogo Clínico e escrevi um livro sobre Aconselhamento Infantil que talvez interesse. Eis o link sobre o livro:

    http://www.marceloquirino.com/p/livros-marcelo-quirino-psicologia.html

    Grato!

    http://www.marceloquirino.com/p/livros-marcelo-quirino-psicologia.html

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Click em follow this blog e receba notificações e novidades diretamente no seu e-mail.

Junte-se a 90 outros seguidores

Categorias

agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d blogueiros gostam disto: